Contabilidade para

Bares e Restaurantes

CONTABILIDADE PARA BARES RESTAURANTES E LANCHONETES

Ter um bar, restaurante ou lanchonete não é uma tarefa fácil, ainda mais com tantos assuntos para cuidar além da sua atividade principal, o seu negócio. Confiar a contabilidade da sua empresa a um serviço especializado pode ser o primeiro passo para tirar este peso das suas costas, empreendedor e traz muitas outras vantagens que você nem imagina.

Por que a contabilidade para bares e restaurantes é essencial

Para se manter competitivo, esse segmento exige que o empresário esteja em constante busca pela qualidade dos serviços oferecidos e um cardápio que se destaque da concorrência. Como se não bastassem as dificuldades diárias enfrentadas pelos gestores, é necessário também atender às exigências estabelecidas por órgãos municipais, estaduais e federais, com atenção redobrada para não correr o risco de ter o negócio fechado do dia para a noite por falta de alguma vistoria, licença ou documentação.

Com tanto trabalho por fazer, cerca de 60% dos empresários do setor acabam não se preocupando com a contabilidade de seus estabelecimentos após o primeiro ano de funcionamento. Esse é um dos motivos que levam 80% desses mesmos estabelecimentos a falir antes de completarem cinco anos de existência.

Quando o empresário escolhe abrir um bar, restaurante ou lanchonete, normalmente deseja estar envolvido com a gastronomia, com o preparo de bons lanches e pratos para amigos e clientes e em oferecer uma experiência especial. As demonstrações financeiras e análises contábeis não estão nos planos nesse momento, mas precisam de tanta atenção quanto a escolha do seu menu.

Para que o seu empreendimento esteja fora das estatísticas apresentadas acima, é crucial que a contabilidade do estabelecimento seja realizada de forma eficiente e estratégica.

Quer saber um pouco mais sobre como a contabilidade especializada para bares, restaurantes e lanchonetes pode ser uma grande aliada no crescimento do negócio?

“Não só de boa comida se faz um negócio de sucesso.”

Ambiente perfeito, boa comida excelente serviço e preço justo. Falando assim parece fácil, né! Mas a vida de empresário do segmento de bares, restaurantes e lanchonetes vai muito além da gastronomia. Ao gerenciar um estabelecimento é preciso se atentar a todas as questões que envolvem seu funcionamento como: funcionários, vigilância sanitária, legislação vigente, impostos, compras, estoque, publicidade, entre outros, que estão diretamente relacionadas com a lucratividade. A demanda para atender a essas exigências é tão grande que é muito comum que estes aspectos acabem ofuscando as áreas mais burocráticas, como a contabilidade.

Entender, ou não, da saúde financeira de seu negócio e como aumentar a sua lucratividade pode significar o sucesso ou fracasso do seu empreendimento. Por isso, assim como você confia a sua cozinha a um chef, confie sua contabilidade a profissionais competentes para lidar com as finanças do seu negócio. Contar com o apoio de uma assessoria contábil especializada ajudará você a gastar menos tempo com os números e mais tempo no aperfeiçoamento de outras áreas.

Delegando as tarefas contábeis a uma equipe especializada em gestão contábil, o empreendedor fica mais seguro de estar atendendo corretamente a todas as exigências dos órgãos reguladores, colaborando assim para o crescimento do seu negócio. Pode então focar suas forças e energias na atividade-fim e conquistar posições competitivas no mercado.

Algumas vantagens de delegar a gestão contábil a especialistas

O serviço de outsourcing ou terceirização contábil (BPO), tem atraído cada vez mais empresas do ramo pelas diversas vantagens que o modelo oferece. Para seu conhecimento, listamos algumas delas a seguir.

  1. Contar com profissionais experientes e equipes especializadas:
  2. Com conhecimento prático aprofundado auxiliamos na identificação e resolução de problemas e situações onde o olhar técnico e experiente na contabilidade para bares e restaurantes colabora para uma gestão mais eficiente mitigando assim os riscos.

  3. Adequação às exigências:
  4. Acompanhar constantemente as atualizações nas normas tributárias e nas regras contábeis requer dedicação e ter uma equipe dedicada e focada nessa tarefa tem se mostrado um grande diferencial competitivo no mercado.

  5. Redução de custos:
  6. Além da analise constante de encargos e passivos trabalhistas, o empresário pagará pelo serviço somente o valor contratado e a automatização dos processos torna a cadeia de produção mais econômica.

  7. Foco na atividade principal do negócio:
  8. Com a segurança de ter deixado suas questões contábeis nas mãos de profissionais capacitados, atualizados e experientes, você pode se concentrar mais em suas atividades principais, dando continuidade e desenvolvimento para empresa no mercado.

  9. Contabilidade gerencial
  10. É aí que a contabilidade especializada se destaca como área estratégica. Profissionais especializados na aplicação das melhores soluções práticas e técnicas fornecem a você gestor informações financeiras que ajudam na tomar decisões estratégicas para manter o controle eficaz dos recursos da empresa. É a chamada contabilidade gerencial.

    Com relatórios e análises contábeis para cada setor da sua empresa, é possível mensurar e acompanhar os indicadores de sucesso. O papel prático da contabilidade gerencial é o de aumentar o conhecimento, por meio da geração e analise de dados, do gestor sobre o seu negócio, apoiando-o em todas as tomadas de decisões garantindo mais assertividade e segurança.

“Passo a passo: como fazer uma análise financeira para reduzir custos. Receba o material”

Fazendo a sua contabilidade da melhor forma possível

Relatórios de custos, de desempenho, controle de estoque, entre outros, estão entre os indicativos utilizados pelos gerentes para medir a diferença, ou variação, entre o que eles planejaram e o que realmente alcançam. A informação produzida é usada para tomar decisões sobre o futuro e julgar a eficácia de decisões e ações passadas. Mas para elaborar relatórios fidedignos ao cenário do negócio é preciso que a organização da documentação contábil esteja em dia.

Os documentos contábeis são aqueles que servem de base para os lançamentos contábeis e para o cálculo de obrigações principais e acessórias na rotina fiscal. De modo geral, dizem respeito à movimentação financeira do negócio e cada um deles serve como elemento de comprovação para o registro contábil e sua correspondência. Desde a escolha do regime tributário até a emissão de notas fiscais, analisando a documentação contábil e fiscal é possível ir muito além dos relatórios gerenciais.

A tributação correta está diretamente ligada à saúde financeira do seu negócio. No Brasil, impostos e taxas podem representar até 68,4% da lucratividade das empresas e o que os empresários não sabem, em sua maioria, é que boa parte deles vem pagando mais impostos que o necessário.

Com o apoio de uma assessoria especializada em contabilidade para bares, restaurantes e lanchonetes, toda a documentação contábil e fiscal dos últimos cinco anos pode ser revisada e caso sejam encontradas inconsistências ou pagamentos indevidos, reaver esses valores pagos a mais em forma de créditos tributários.

Essa saída oferece uma oportunidade significativa para reduzir a dívida fiscal da empresa, aumentar o fluxo de caixa e reinvestir no negócio. Além disso, é possível apurar divergências ou pendências fiscais e tributárias a ser corrigidas. Atuando de forma preventiva, evita-se problemas com o fisco e dores de cabeça posteriores.

Nossa metodologia foi desenvolvida exclusivamente para realizar uma análise minuciosa de toda a documentação contábil e fiscal dos últimos cinco anos, possibilitando revisar a forma como sua empresa se apresenta ao fisco e conseguir alíquotas e tributações mais favoráveis se for o caso. Permitindo um uso otimizado dos recursos e capital da sua empresa.

Esteja à frente da concorrência com o apoio da melhor equipe de assessoria contábil para o segmento de bares, restaurantes e lanchonetes. Converse com um de nossos consultores sem compromisso e comece agora a aplicar as melhores práticas para um crescimento sustentável, e rumo ao sucesso.

E se eu abrir empresa? Vou pagar menos impostos? Quando o desespero começar a tomar conta, eis que surge uma solução relativamente simples. Empreender, abrir empresa e começar a economizar em impostos. Sim! O psicólogo pode abrir sua empresa como Empresário Individual, EIRELI ou Limitada e tendo o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) nº 8650-0/03, que compreende as atividades de psicologia e psicanálise.

Desta forma, o profissional pode estar enquadrado no regime tributário do Simples Nacional ou do Lucro Presumido. Estando no Lucro Presumido, os impostos são a partir de 16,33%, enquanto no Simples Nacional estará no Anexo VI, que paga a partir de 16,93%. Ou seja, são porcentagens bem próximas, mas aí vale a comparação entre os regimes tributários. De qualquer forma, o cenário já vai ser bem melhor do que declarar como pessoa física e muito melhor do que sonegar impostos!

Quais as vantagens de atuar como empresa? Bom, além de pagar menos impostos e ficar em dia com o fisco, atuando como empresa, o psicólogo tem outras vantagens. Uma delas é mostrar profissionalismo e maturidade, depois vem a organização da vida financeira, a possibilidade de emissão de notas fiscais.

Outros aspectos positivos são a comprovação de renda, facilidade para créditos bancários, aumento de limite de cartão de crédito, descontos com planos de telefonia celular, assistência médica e compra de carros e muitas outras vantagens.

Dúvidas frequentes sobre a contabilidade para consultório de psicologia e piscologos

Tributação da sua clínica

Se você atua como pessoa jurídica, provavelmente se enquadra em um dos 3 regimes tributários. Aqui na Wisecont Contabilidade Digital, é comum observarmos que uma tributação inadequada pode colocar em risco seu fluxo de caixa. Esse erro muito comum se baseia na escolha do regime tributário. Vamos esclarecer sobre cada um:

Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, qual escolher?

No Lucro Real, seus impostos são calculados de acordo com o lucro líquido do seu consultório. Por conta disso, o valor do imposto vai varia com o lucro obtido no período. Como as alíquotas são mais elevadas, não é muito indicado para pequenas clínicas.

No Lucro presumido, diferente do Lucro Real, é calculado por uma tabela fixa para cada tipo de seguimento. Para consultório de psicologia os tributos federais ficam em 11,33% + ISS (pode varia de 2% a 5% ).

Já no Simples Nacional (o mais utilizado), seus impostos são simplificados, garantindo uma menor burocracia quando se trata de pagamento. Mas nem sempre pode valer a pena. O anexo V do simples nacional, inicia a tributação em 15,5%.

Mas para saber qual o melhor tipo de regime de tributação, apenas um bom contador ou um serviço de contabilidade para psicólogos e consultórios de psicologia pode verificar a escolha de acordo sua necessidade!

Garantindo a você foco no que importa o seu negócio Quanto tempo você perde lidando com assuntos de outros departamentos, que não fazem parte do objetivo central do seu negócio? A Contabilidade para psicólogos e consultórios de psicologia existe para que você não perca o foco.

Um grande exemplo, é a escrituração contábil. Este é um dos maiores problemas de todos os empreendedores que atuam como pessoa física ou jurídica.

Por sua vez, a escrituração contábil se consiste no registro de toda atividade que impacta financeiramente seu consultório, seja uma conta de luz ou de água, para que possa ser encaminhada formalmente a Receita Federal.

De acordo com a Lei 10.406/2002:

“Art. 1.179: O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”

Imaginamos como essa exigência legal toma o tempo dos psicólogos e dos consultórios de psicologia.

Por isso, a Wisecont Contabilidade Digital oferece o que você precisa através de nossos serviços contábeis, fiscais e trabalhistas. Além de garantirmos segurança, focamos no crescimento estável e lucrativo através de nosso serviço contábil para clínicas de psicologia.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com nosso time!

Equipe especializada
Prevenção de prejuízos
assessoria completa

Fale com um especialista,

Agende uma reunião!

WhatsApp