Blog

O perfil oficial do empreendedor no Brasil

O perfil oficial do empreendedor no Brasil



Será que é o seu momento?

Muitos empreendedores possuem dúvidas sobre o MEI , mas muitos outros tem dúvidas que vão alem da operação e abertura do negócio.

Vale a pena ser um empreendedor no Brasil?

Essa resposta pode ser pessoal. Mas trouxemos dados oficiais divulgados pelo Sebrae.

A nossa ideia ao trazer os dados é te ajudar a analisar o cenário, seus objetivos e seu ramo de atuação.

 

Dados do Sebrae

O SEBRAE sempre divulga novidades voltada ao empreendedor, mas dados tabulados são interessantes para quem deseja entrar no ramo das pequenas empresas, pois traz clareza para analisar e planejar.

 

Evolução da legislação para pequenos negócios

Oportunidade: Mais de 600 CURSOS GRATUITOS com opção de Certificado

2006 – Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

2009 – Microempreendedor Individual (MEI)

2011 – Atualização dos limites de faturamento do Simples

2016 – Crescer sem Medo permite renegociação de débitos em 120 parcelas

2018 – Crescer sem Medo, amplia teto de faturamento das MPE para até R$ 4,8 milhões

 

MEI- Carcterísticas

Homens –  51,3%

Mulheres –  48,7%

Têm até 34 anos – 51%

 

Trabalham em casa  – 40%

 

Buscaram a formalização visando o quê?

Benefícios do registro formal –  61%

Benefícios do INSS – 25%

Outros –  14%

 

Dados sobre  o impacto pós se tornar MEI:

Aumentaram as vendas  – 71%

Passaram a vender para outras empresas – 72%

Melhoraram condições de compra junto aos fornecedores-  48%

 

Menor risco de fechamento

O índice de empresas que mantêm a atividade:

Empresa em atividade após 2 anos: 76,6%.

 

Esses são os dados principais das ultimas pesquisas do Sebrae. Certamente teremos alterações após a pandemia, como o aumento do número de empreendedores que trabalham de casa, por exemplo.

Esses dados não são para serem seguidos ou para que tenha como um padrão.

São apenas dados de caráter informativo para que possa analisar se é o momento de formalizar a sua atividade como MEI.

Lembre-se que abrir seu negócio requer análise de dados externos (como esses), mas também análises pessoais e estratégias.


WhatsApp