Blog

As novas habilidades do empreendedor

As novas habilidades do empreendedor



Quais habilidades as transformações estão exigindo

É da experiência comum de todos nós que o processo de transformação digital foi uma coisa imposta para a grande maioria com o surgimento da pandemia. Está aí a primeira grande habilidade que todo o empreendedor deve ter.

E esta habilidade não pega só o empreendedor não. Na verdade, todos nós precisamos desenvolver esta habilidade para possibilitar estarmos conectados com o ambiente de trabalho, com as outras pessoas.

Até mesmo para as áreas mais técnicas e tradicionais como a medicina, por exemplo. Hoje o médico teve que se adaptar a esta era digital.

 

Mas para realizar esta transformação de fato, é preciso treinar suas habilidades. O mercado está cheio de ferramentas que podem facilitar o dia a dia das pessoas aumentando a sua produtividade e eficiência.

Mas antes de ter a ferramenta, é preciso saber o que fazer com ela:

“Não adianta ter ferramentas maravilhosas, na mão de pessoas que não estão preparadas para utilizá-las”

Mais do que habilidades, esta transformação está exigindo que as pessoas busquem cada vez mais por capacitações. Tem coisas que você não será o mais habilidoso, mas que conseguirá aprender. E para aprender, é preciso estar disposto.

Como desenvolver as habilidades

Segundo Robson Cavalanti, CEO da Wisecont Contabilidade Inteligente:

 

“Não existe uma receita de bolo para dizer para cada empreendedor qual é a característica mais importante que vai dar certo”

Mas uma coisa é certa, não adianta buscar desenvolver determinadas habilidades se você não entender o processo como um todo. Principalmente, se situar dentro do contexto. Saber onde você está e aonde você quer chegar.

Com um objetivo em mente, é mais fácil estabelecer algumas metas e traçar os indicadores. Portanto, desenvolver a capacidade de analisar o contexto é uma das habilidades a serem desenvolvidas

Outra habilidade extremamente importante para o empreendedor é o relacionamento interpessoal.

“Com relacionamento interpessoal você aprende a usar ferramentas, mas com as ferramentas você não aprende a ter relacionamento interpessoal”, ressalta Robson.

E neste cenário vale a máxima “dividir para conquistar”. Usar as habilidades complementares de outras pessoas pode potencializar um negócio, porque as habilidades se somam.

 

Muito mais do que habilidades, este contexto de transformação tem nos ensinado que aquelas empresas ou empreendedores que estiverem preparados para a adaptação estarão com melhores chances de se posicionar no mercado.

Como usar o contexto ao nosso favor

É preciso num primeiro momento entender os sinais e depois transformar esta informação em uma solução. Para entender estes sinais, foram identificadas algumas habilidades e características que melhor destacam o empreendedor.

O empreendedor aprende conceitualmente com o estudo, mas também aprende na prática com o erro. O empreendedor precisa escolher qual o melhor método de aprendizagem que funciona com ele. Mas fica a dica: Aprender, fazer e depois ensinar.

Mais do que isso, é importante você ir atrás do conhecimento específico que vai fazer você ser melhor naquilo que precisa. E ir com vontade atrás do seu sonho é tão mais valioso quanto toda a bagagem de conhecimento que você já possui.

O essencial é encontrar o equilíbrio, e usar as suas habilidades tanto para o negócio quanto para o seu desenvolvimento pessoal.

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Trabalhe o seu perfil empreendedor. Empreenda-se.


WhatsApp