Blog

Dia do Empreendedor é celebrado com necessidade de inovação aos pequenos e médios empresários em meio à pandemia

Dia do Empreendedor é celebrado com necessidade de inovação aos pequenos e médios empresários em meio à pandemia



O Dia do Empreendedor, celebrado na segunda-feira (5), trouxe um desafio maior para a categoria neste ano, que é adaptar os negócios em meio à pandemia do novo coronavírus. Desde a quarentena a fim de evitar à disseminação do vírus, muitas empresas tiveram de fechar as portas, enquanto outras se reinventaram para manter os negócios.

 

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Getúlio Vargas, que 65% das empresas mudaram a forma de funcionar. Das que conseguiram aumentar a renda no período de pandemia, 37% responderam que passaram a vender mais pela internet.

 

O gerente regional do Sebrae no Alto Tietê, Sérgio Gromik, explica que a melhora para alguns está na capacidade que as micro e pequenas empresas têm de se adaptar a cenários como o atual.

 

“As empresas buscando novos canais para vender os seus produtos, para se relacionar com os clientes. A internet e todas as mídias sociais explicam isso. As empresas tendo que ajustar, muitas vezes, o seu local de funcionamento, para também ajustar e adaptar à necessidade, buscando novos produtos e serviços”, pontua.

 

Ainda de acordo com o gerente regional, muitas dessas empresas obrigadas a inovar, mantiveram e manterão as iniciativas, porque alcançaram clientes que eles não conseguiriam alcançar de outra maneira.

 

 

“Algumas empresas tinham 0 de venda on-line, então passaram a fazer e, portanto, tornou-se uma parte importante para elas. Mas, muitas empresas ainda têm suas atividades físicas, principalmente os prestadores de serviços: salões de beleza e academias, que ainda não voltaram à normalidade, mas conseguiram inovar para atender aos clientes, nem que sejam para agendar em outros formatos”, explica Gromik.

 

O gerente destacou que a data é importante para o Sebrae, que está retomando as atividades presenciais e com cuidados do protocolo, até porque 99% das empresas do Brasil são enquadradas como micro ou pequenas.

 

O Sebrae de Mogi das Cruzes fica na Av. Francisco Ferreira Lopes, 345, Vila Lavinia.


WhatsApp