Contabilidade para

Contabilidade para Empresas de T.I.

A Wisecont é um escritório de Contabilidade Digital especializado em clínicas veterinárias, seja qual for a natureza jurídica que você tenha escolhido para sua clínica veterinária ou a forma de tributação mais conveniente para seu estabelecimento, é de fundamental importância para manter o controle sobre toda a movimentação financeira, possibilitando ter conhecimento sobre a rentabilidade e sobre a possibilidade de novos investimentos.

A escolha de uma contabilidade especializada para clínicas veterinárias é essencial para fazer um bom planejamento tributário e estratégico, possibilitando o pleno funcionamento da clínica mantendo uma boa saúde financeira e regularidade junto ao Fisco.

Entre as vantagens e benefícios oferecidos pela contabilidade para clínicas veterinárias, feita da forma mais adequada, você, como profissional e empreendedor, poderá manter o controle sobre as seguintes:

1-Definir corretamente os valores de serviços oferecidos

Através dos custos envolvidos na contabilidade da clínica veterinária é possível estabelecer de forma correta os valores dos serviços prestados. Antes de qualquer coisa, sua clínica deve definir sua situação e atuação no mercado, podendo permitir serviços sempre mais qualificados.

Além dos cuidados normais prestados a animais de estimação, como cirurgias, internações, exames, vacinas e consultas, você poderá ampliar a gama de serviços, oferecendo aqueles ligados à estética, como banho e tosa, adestramento, acompanhamento em passeios e oferecer produtos mais necessários, a exemplo de um pet shop.

Trata-se de uma estratégia para agregar valor à clínica, uma vez que, diante de qualquer situação de emergência, seu cliente irá saber onde pode encontrar qualquer produto necessário para seu animal de estimação, oferecendo mais conveniência e maior conforto, além do que, a contabilidade para clínicas veterinárias irá apresentar mais lucros no final do mês.

Com todos os valores bem definidos na contabilidade da clínica veterinária, você terá condições de saber onde investir para gerar mais lucratividade, como montar um estoque de produtos, conhecer mais a fundo a demanda da sua área de atuação e oferecer melhores serviços do que a concorrência. O controle de custos possibilitado pela contabilidade para clínicas veterinárias oferece a disciplina necessária para conduzir o empreendimento com mais facilidade.
2-Melhor controle do estoque
A contabilidade para clínicas veterinárias possui um plano de contas detalhado para cada serviço ou produto e, para entender como tudo funciona, um bom sistema de gestão permitirá manter melhor o controle dos produtos, o tempo em que cada item fica no estoque, a rentabilidade de cada produto, ou seja, você irá saber exatamente onde pode ou não investir com maior tranquilidade. As ferramentas de controle oferecidas pela contabilidade para clínicas veterinárias também permite manter produtos dentro do prazo de validade e oferecer maior qualidade aos seus clientes, mantendo equilíbrio no orçamento e investindo apenas naquilo que seja necessário.
3-Redução do desperdício
Mantendo o controle de todos os itens, serviços e procedimentos, a contabilidade para clínicas veterinárias possibilita a redução de qualquer tipo de desperdício, desde que seja feito o comparativo de procedimentos. Dessa forma, é possível conhecer a média de custos de cada procedimento sem perder material, direcionando e conscientizando a equipe de trabalho para gerar mais economia na utilização de materiais, equipamentos e suprimentos. A contabilidade para clínicas veterinárias ainda permite saber a movimentação de produtos e suprimentos, possibilitando reduzir a compra dos que não são utilizados e otimizar a encomenda dos que não podem faltar no estoque.
4-Controle de preços
A contabilidade para clínicas veterinárias garante ainda um histórico dos valores de compra de suprimentos, medicamentos e materiais de consumo, possibilitando melhor negociação com os fornecedores. Com o histórico dos valores em seu poder, é possível fazer cotação com diversos fornecedores e conseguir uma margem de lucros mais vantajosa, sem exceder os limites do poder de compra de seus clientes.
5-Atender melhor às necessidades dos clientes

Com uma contabilidade para clínicas veterinárias devidamente organizada, você, como empresário e como profissional, terá mais condições de trabalhar com sua equipe, direcionando-a para o melhor atendimento às necessidades dos clientes.

Garantindo a saúde financeira de sua clínica, será possível treinar e acompanhar melhor sua equipe de colaboradores, verificando o que pode ser melhorado e o cumprimento dos serviços dentro da qualidade exigida. Conclusão A contabilidade para clínicas veterinárias possibilita completa análise de seu estabelecimento, permitindo que sejam aplicadas estratégias mais assertivas e direcionadas para o perfeito atendimento dos seus clientes. Um bom sistema de gestão informatizado a exemplo disso a plataforma da ContaAzul e o apoio de uma assessoria contábil especializada deixará você com o tempo necessário para gerenciar sua clínica, garantindo o seu desenvolvimento e crescimento no mercado. Nos dias de hoje, a contabilidade é uma ferramenta indispensável para que a gestão dos negócios seja mais efetiva. Ela pode ajudar um empresário em assuntos tributários e de fins gerenciais assim como ajudar a fornecer informações e auxiliar na tomada de decisões. Os nichos contábeis geralmente ajudam escritórios a especializar seus serviços, o que pode diferenciar o seu negócio de seus concorrentes e fazer com que seu serviço seja entregue com excelência. Os nichos são definidos após algum tempo de pesquisa e planejamento para chegar a essa decisão de uma maneira efetiva. Pensando nisso, um dos nichos de contabilidade veterinária vem crescendo cada dia mais por conta do carinho que a maioria dos donos tem com seus bichos de estimação, assim, o setor tem sido impulsionado pelos avanços tecnológicos para cuidados com os animais e assim, movimentando grande parte da economia.

SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE VETERINÁRIA

A abertura de uma empresa para atuar como clínica veterinária ou Pet Shop pode parecer simples, mas existem diversas coisas que são burocráticas mas que podem ser facilitadas com um serviço de

contabilidade veterinária especializado.

O escritório de contabilidade pode ajudar a fazer laudos de vistorias, definição do tipo de sociedade de empresa, inscrição do CNPJ na Receita Federal, Registro no Departamento de Defesa Animal além de estudar qual o melhor regime tributário. Ele também auxiliará na resolução de questões burocráticas.

A contabilidade para clínica veterinária é cada vez mais necessária, pois ela auxiliará a clínica ou Pet Shop em sua gestão, garantindo a excelência do serviço e mantendo o fluxo de caixa sempre em dia e fazendo projeções realistas para que o empreendedor saiba exatamente onde a empresa está inserida.

TIPOS DE ATIVIDADE

Para que seu segmento seja funcional, é importante que você deixe claro para seus clientes o nicho que você está atendendo. O CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas ajuda você a compreender exatamente qual o tipo de serviço que você está lidando. Por exemplo:

4644-3/02 – Vacinas para uso veterinário

2122-0/00 – Remédios para uso veterinário

7500-1/00 – Hospital Veterinário; Consultório Veterinário; Serviços de médico veterinário

Importante frisar que para que a clínica funcione, é necessário que esteja registrado no CRMV, além do cadastro do CNPJ e o alvará de funcionamento municipal.

NATUREZA JURÍDICA

Em seguida, é preciso verificar qual o tipo de natureza jurídica de sua empresa. Este, representa o regime jurídico no qual ela se enquadra, isso é, a relação da pessoa jurídica pública ou privada com a fiscalização no determinado empreendimento, junto aos dados cadastrados na administração pública.

Informar a natureza jurídica no momento de formalizar a empresa é uma questão indispensável, logo que cada uma possui formas diferentes de aplicação das normas. Existem diversas espécies de natureza jurídica, mas às entidades empresariais, são atribuídas:

  • • Empresário Individual, ou MEI: Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • • Sociedade Limitada: É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • • Sociedade Simples, ou SS: Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comercio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • • Sociedade Anônima: Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI: Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para que tudo esteja em dia com a sua empresa, é importante que documentos sejam entregues mensalmente para que o contador tenha total noção do como a empresa está.

Assim, assuntos com fins gerenciais e tributários estarão sempre em dia e o profissional contábil pode ter um controle de tudo que está acontecendo. Entre esses documentos, estão:

  • • Recibos de pagamento: Salário, Pró-labore, Férias, Vale Transporte (compra e entrega), outros benefícios e também Atestados Médicos de funcionários;
  • • Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, Contribuição de trabalho e Contribuições Sindicais;
  • • Notas Fiscais: De entrada e saída, de serviços prestados, de compra de bens e também de conhecimentos de transporte;
  • • Notas Fiscais de Concessionárias: como de Telefonia, Energia Elétrica, etc;
  • • Movimentos e recibos de autônomos e Cooperados;
  • • Arquivos Eletrônicos: Arquivo na Nota Fiscal Paulista, Redução Z, Arquivos do SPED Fiscal e XML’s das notas fiscais;
  • • Recibos e Contratos: de Locação, de honorários, despesas diversas e contratos;
  • • Comprovantes de pagamentos dos impostos: como a DAS, DARF, GARE e GNRE;
  • • Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Posição de Empréstimos e Descontos de Duplicatas;
  • • Comprovantes diversos: de despesas e de receitas;
  • • Controle de Estoque da empresa e livro inventário ao final do período.

CONTABILIDADE

A Wisecont Digital é um escritório de contabilidade que conecta novos empreendedores as principais soluções para gestão estratégica do seu negócio. Caso você esteja buscando por um serviço de contabilidade que possa ajudar você, entre em contato com nossos encantadores de cliente.

Juntos somos mais fortes!!!

Competência
Garantia
Agilidade

Fale com um especialista,

Agende uma reunião!

WhatsApp